Quem Somos

Missão

Promover e incentivar a assistência social, a educação e a cultura visando o pleno desenvolvimento da pessoa.

Nossa história

A decada é 1970, a localidade é o bairro Lauzane Paulista. Bairro pobre: muitas vias sem pavimentação, iluminação pública quase nula, rede sanitária precária, casas simples e irregulares. Diante deste quadro, fiéis da Paróquia Santa Ines, sensibilizados, dirigiram-se ao Pároco Pe. Tommaso Leporale que, de imediato, coordenou programa com equipes de voluntários a fim de minimizar a frágil situação social daquela comunidade. Fundou-se então em 30/06/1970 o Centro Comunitário Santa Inês - Cecosi que dentre de suas possibilidades, procurava atender as necessidades da população local: roupas, remédios, alimentos, orientação jurídica e especial atenção às crianças carentes.

Os serviços socias cresceram. Pe.Tommanso percebeu que era momento para dar consistência jurídica à Entidade e, assim, habilita-la para formalização de auxílios financeiros e materiais, diretos ou por meio de convênios juntos aos poderes públicos e privados.

Após reuniões com líderes e membros das várias equipes elaborando estatuto para entidade, finalmente em 09/05/1979, nasceu juridicamente o CECOSI, com objetivos exclusivamente sociais e sem fins lucrativos, com a sede à Rua Paulo Carneiro, 30.

Instalações anexas à Igreja Santa Inês foram adaptados para receberem crianças de mães que trabalhavam durante o dia.

Valendo-se de uma obra em implantação na comunidade Nossa Senhora de Fátima (Vinculada à paróquia), à Rua Cel. Manoel Py, neste mesmo bairro, o CECOSI pode instalar ali uma 2 unidade de atendimento: a Creche João Paulo II, separando assim as crianças de faixa etária menor das maiores, em idade escolar.

Institucionalizada, a Entidade credenciou-se junto à Prefeitura do Município para participar dos programas denominados na época Creche e Osem e assegurar atendimento ininterrupto e qualificado às crianças e adolescentes.

Com a participação de pessoas voluntariosas e generosas e funcionários e, principalmente, contato com convênios firmados com a PMSP, através da SAS/ST (hoje Núcleo Sócio Educativo) e SMET/ST (hoje CEI João Paulo II), o CECOSI pode consolidar suas atividades e seguir fiel aos objetivos estatutários.

"Temos orgulho de nosso trabalho."

CECOSI